Profissionais de saúde entram em greve nacional
15/03/2024
Profissionais de saúde no Japão realizam greve nacional em busca de aumentos salariais. Nesta quinta-feira (14), 146 sindicatos afiliados à Federação Japonesa de Sindicatos dos Trabalhadores Médicos iniciaram greves em hospitais e clínicas em todo o país com destaque para o Hospital Yoyogi, em Tokyo.
Cerca de 60 trabalhadores, incluindo enfermeiros e outros profissionais de saúde, se reuniram em frente ao hospital, onde foram informados de que a administração estava oferecendo apenas um aumento salarial regular de cerca de 2%.
Em hospitais de outras regiões do Japão, onde greves também foram realizadas, foram adotadas medidas para garantir que o pessoal mínimo necessário permanecesse em serviço. Entretanto, algumas operações foram impactadas, resultando em tempos de espera mais longos nos serviços ambulatoriais.
O líder do sindicato do Hospital Yoyogi, Yoshikawa Akito, destacou os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde, observando que aqueles insatisfeitos com seus salários estão buscando oportunidades em outros empregos. Ele afirmou que o sindicato continuará buscando aumentos salariais alinhados com outras indústrias.