Japão

Kishida apela por reforma urgente na imigração

7/06/2024

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, renovou seu apelo aos legisladores para aprovarem um projeto de lei que introduz um novo programa de desenvolvimento de competências para trabalhadores estrangeiros, visando aliviar a escassez de mão-de-obra no país.

Em discurso no Comitê de Assuntos Judiciais da Câmara Alta nesta quinta-feira (6), Kishida destacou a importância de criar uma sociedade inclusiva, onde os estrangeiros possam utilizar plenamente suas habilidades. Ele mencionou a necessidade de atrair trabalhadores talentosos em meio à crescente competição global.

A proposta revisa a lei de imigração, substituindo o atual programa de formação de estagiários técnicos por um novo sistema que atenderá setores como cuidados de enfermagem e construção. O programa pode aumentar o número de residentes estrangeiros permanentes, mas permite ao governo revogar esse status em casos como inadimplência de impostos. Kishida prometeu diretrizes claras para garantir transparência e justiça.

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top