Japão

OPOSIÇÃO vence no parlamento

Os candidatos da oposição venceram as três eleições realizadas neste domingo (25) para assentos na Dieta, o parlamento japonês. O resultado é um golpe na administração do primeiro-ministro Yoshihide Suga.

O Partido Liberal Democrático (PLD) de Suga não conseguiu ganhar nenhuma das três cadeiras, incluindo a disputada em uma eleição suplementar da Câmara dos Representantes em Hokkaido, na qual o partido não apresentou um candidato.

As pesquisas foram consideradas pelos campos do governo e da oposição como precursoras da próxima eleição para a importante Câmara Baixa, que deve ser realizada até o outono. O mandato dos atuais membros da Câmara está definido para terminar em 21 de outubro.

As eleições de domingo foram as primeiras votações parlamentares desde que Yoshihide Suga, também líder do PLD no poder, assumiu o cargo de primeiro-ministro em setembro passado.

Tanto os campos do governo quanto da oposição realizaram uma campanha acalorada, com grandes questões nas eleições, incluindo as medidas do governo Suga contra o novo coronavírus.

Fonte: Jiji Press   /   Foto: Kyodo
To Top