Japão

Princesa Mako SE CASA com Kei Komuro

A princesa Mako do Japão se casou com Kei Komuro na terça-feira (26), disse a Agência da Casa Imperial. A união aconteceu após anos de controvérsia sobre uma disputa financeira envolvendo a mãe de Komuro, que levou o casal a renunciar a cerimônias tradicionais associadas a um casamento real.

A sobrinha do imperador Naruhito, abandonou seu status real e se tornou Mako Komuro.

Os noivos, ambos com 30 anos, apareceram juntos na frente da imprensa à tarde pela primeira vez em cerca de quatro anos, mas apenas deram os comentários de abertura e distribuíram respostas por escrito a cinco perguntas selecionadas enviadas pela mídia, em vez de uma coletiva de entrevistas.

A decisão foi tomada quando a princesa, que sofre de um problema de saúde mental após uma série de reportagens na mídia sobre a disputa financeira, “sente uma forte sensação de ansiedade” imaginando ter que responder a perguntas verbalmente, disse a agência na segunda à noite.

A princesa disse que Komuro é uma pessoa “insubstituível” e que seu casamento foi “uma escolha necessária”, em seu discurso de abertura à imprensa.

Em meio a denúncias nas redes sociais de que estão desperdiçando o dinheiro dos contribuintes, o casal pagou o aluguel de um quarto de hotel para o evento de imprensa.

A princesa Mako se recusou a falar sobre sua nova vida com Komuro em Nova York, para onde ela deve se mudar. “O que eu gostaria é apenas levar uma vida pacífica em meu novo ambiente”, disse ela no comunicado. Komuro trabalha em um escritório de advocacia na cidade.

Após o casamento do casal, os pais da princesa Mako – o príncipe herdeiro Fumihito e a princesa Kiko – disseram em um comunicado que o casamento de sua filha mais velha era “sem precedentes para a família imperial”, acrescentando que esperam que ela aprecie os sentimentos que desenvolveu com o tempo e fazer uma família feliz.

A princesa, que deixou a residência imperial de sua família na terça-feira de manhã, deve ficar em um condomínio em Tokyo enquanto se prepara para se mudar para Nova York.

Como os membros da família imperial japonesa não têm passaportes, a princesa precisa solicitar o dela como cidadã comum. Ela deve partir para os Estados Unidos no mês que vem,.

Embora os membros femininos da família real tradicionalmente recebam um pagamento fixo de até cerca de 150 milhões de ienes (US $ 1,3 milhão) retirados dos cofres fiscais do país após sua saída da casa imperial, a agência disse que aceitou o pedido da Princesa Mako para recusar o pagamento.

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: KYODO
To Top