IA faz papel de cupido para aumentar a taxa de casamento
28/02/2024
O Japão enfrenta um declínio nas taxas de casamento, levando as autoridades a adotarem a inteligência artificial (IA) como aliada.
Autoridades em várias regiões estão organizando eventos tradicionais de encontros conhecidos como “konkatsu”, onde a IA é utilizada para triagem de compatibilidade entre potenciais parceiros. Relatos sugerem que essa abordagem tem unido pessoas que, de outra forma, nunca considerariam se casar.
Segundo a Agência para Crianças e Famílias, até o final de março do ano passado, 31 das 47 prefeituras do Japão já ofereciam serviços de encontros com IA para ajudar na busca por parceiros matrimoniais, com o Governo Metropolitano de Tokyo também aderindo a essa estratégia em dezembro.
Preocupada com a queda na taxa de natalidade e o envelhecimento da população, a província de Ehime, está utilizando big data para conectar pessoas a potenciais parceiros.
O sistema da prefeitura recomenda parceiros com base nas informações pessoais registradas no centro de apoio ao casamento, bem como no histórico de navegação na internet da pessoa em busca de companheiro. A província de Tochigi, adota um sistema semelhante.
Em Saitama e Shiga, sistemas de IA baseados em questionários estão promovendo casamentos. A abordagem está sendo bem recebida, com casais relatando sucesso, e os custos acessíveis e o respaldo governamental aumentam a confiança dos participantes.