Eventos

Tradicional festa junina de Toyohashi chega a sua 19ª edição com público acima do esperado

A festa junina de Toyohashi, organizada pela comunidade católica da cidade, superou as expectativas dos organizadores. O evento que aconteceu neste fim de semana teve recorde de público e presença de autoridades do Brasil e do Japão.  De acordo com Antônio dos Anjos, líder da comunidade católica de Toyohashi, o público sempre espera por este evento que acontece há 19 anos, ininterruptamente. “Este ano recorde de público. Quando você vê um evento como este dando tudo certo, não tem como não se emocionar”, disse.

A festa contou com apresentações culturais e a presença do embaixador do Brasil, Eduardo Saboia, do cônsul do Brasil em Nagoia, Nei Futuro Bittencourt e do vice-prefeito de Toyohashi Sr. Kanada.

Embaixador do Brasil, Eduardo Saboia (esq.),vice-prefeito de Toyohashi, Kanada san (centro) e Cônsul do Brasil em Nagoia, Nei Futuro Bittencourt (Direita).

Para o embaixador que chegou ao Japão em janeiro deste ano, a organização e a integração da comunidade brasileira de Toyohashi chamaram a atenção. “Vocês conseguiram trazer uma festa genuinamente brasileira e fizeram isso incorporando pessoas de outras nacionalidades, como os peruanos e os filipinos, isso é muito positivo. Diz muito o jeito brasileiro de ser, estou muito feliz”, declarou Saboia.

O cônsul geral do Brasil em Nagoia ressaltou o número de brasileiros residindo em Toyohashi e a força da comunidade verdade amarela na cidade, motivo de orgulho para os agentes brasileiros. “Toyohashi possui a segunda população brasileira em terras japonesas. Um Brasil organizado aqui. Essa festa, essa organização e essa beleza ela está cheia de força e criatividade, isso é sensacional. Isso é uma boa amostra do que podemos fazer”, afirmou Nei Bittencourt.   

A 19ª edição da festa junina de Toyohashi foi composta também por empresas prestadores de serviços aos brasileiros, barracas com pratos típicos do Brasil, das Filipinas e do Vietnã.

Segundo a presidente da Associação de Brasileiros de Toyohashi (ABT), Guida Suzuki, a festa deste ano é a melhor de todas. “É a maior, melhor e a mais maravilhosa festa brasileira. É uma festa muito família.”, explicou.

O brasileiro Mario Aogi (45), reside em Hamamatsu e aproveitou o domingo para conhecer a festa e participar do bingo. “Todos falam desta festa junina, fiquei curioso em conhecer e gostei. Muito bom ver os brasileiros reunidos”, disse.

Durante o evento houve sorteio de brindes, o bingo de um carro (prêmio principal) e a tradicional quadrilha.

 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top