Medicina

Sobe Violência Doméstica

CORONAVÍRUS X Aumento da violência doméstica no Japão
Uma NPO divulgou o pedido feito ao governo, solicitando medidas de prevenção à violência doméstica que vem aumentando nos últimos dias.
Devido a disseminação do coronavírus, as pessoas começaram a ficar mais em casa e muitas pessoas foram afetadas economicamente com a perda ou diminuição do trabalho. Em consequência, o estresse está aumentando.
Segundo a NPO All Japan Women’s Shelter Network (全国女性シェルターネット), os maridos estão ficando mais tempo em casa com a família e para piorar, a difícil situação econômica pode estar aumentando o nível de estresse. Em resultado, podem ficar violentos com a esposa e com os filhos. A NPO começou a receber consultas de mulheres que estão sofrendo abusos e há alguns relatos como esse: “Meu marido começou a ficar violento com a minha família nos últimos dias”.
No pedido enviado ao governo, a NPO solicita:
– Mesmo com o aumento dos casos de coronavírus, não fechar a Central de Consultas de Violência Doméstica e Abuso Infantil.
– Devido ao aumento dos casos de coronavírus, o procedimento das prefeituras para aceitar a vítima no abrigo pode demorar e por esta razão, a NPO solicita que o abrigo temporário seja liberado automaticamente para a vítima.
A responsável do All Japan Women’s Shelter Network, Chisato Kitanaka, diz que está cada vez mais difícil oferecer apoio direto às vítimas de abuso devido ao controle de propagação feito pelo governo e espera que as autoridades tomem medidas para evitar a violência doméstica no país.
Fonte: NHK News

To Top