Japão

Sail: Aplicativo de CONVERSAÇÃO em japonês

O serviço de comunicação online “Sail”, que permite que japoneses e estrangeiros conversem em japonês, está se tornando popular como uma ferramenta para praticar o idioma, mas também está atraindo a atenção de governos locais como um meio de fornecer oportunidades para idosos com a interação que havia sido reduzida pela pandemia de coronavírus.

Lançado oficialmente há três anos, o Sail foi desenvolvido pela empresa startup Helte Co., com sede na cidade de Kashiwa, na província de Chiba. O objetivo era ser uma ferramenta de intercâmbio cultural conectando estrangeiros que estavam aprendendo japonês com pessoas no Japão. Qualquer pessoa pode usá-lo, mas os desenvolvedores aparentemente esperavam que desse um propósito aos idosos, especialmente quando eles refletem sobre seu passado para compartilhar suas experiências e sabedoria.

Sail é fácil de usar. Inicialmente, os usuários registram seu perfil e quais são seus interesses, como artes e viagens. Em seguida, eles definem quais datas e horários estão disponíveis para o bate-papo. Os usuários estrangeiros podem ver os slots abertos dos parceiros de conversa em potencial e escolher reservá-los. Se os dois coincidirem, eles podem conversar via PC ou por meio do aplicativo dedicado para smartphones e tablets. Uma conversa dura 25 minutos.

Alguns usuários disseram que se acostumaram a lidar com computadores e agora podem conversar com seus netos que moram longe via Skype. Isso sugere que Sail também pode levar a um melhor conhecimento de informática.

O Sail pode ser acessado por meio de seu site oficial: https://sailjp.helte.jp/

FONTE: THE MAINICHI     /     FOTO: ARQUIVO PESSOAL/KAZUO SHIRANE

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top