Resumo do anúncio feito pelo primeiro-ministro do Japão
O primeiro-ministro do Japão, Suga, realizou uma coletiva de imprensa ontem, 4, sobre o pedido do “estado de emergência” solicitado por quatro províncias e as medidas que serão tomadas devido ao aumento de casos de coronavírus no Japão.
Veja o resumo do anúncio feito pelo primeiro-ministro Suga:
– Fechamento dos restaurantes e bares mais cedo, às 20h, em Tóquio, Kanagawa, Saitama e Chiba. O número de pessoas nas ruas diminuíram mas em Tóquio e nas províncias vizinhas, o movimento continua alto, principalmente, em bairros com concentração de estabelecimentos que funcionam à noite. Os especialistas levantaram que a maioria das pessoas que testaram positivo, foram infectadas em restaurantes ou bares.
– Declaração do “estado de emergência” em Tóquio, Kanagawa, Saitama e Chiba, deverá ser feito ainda nessa semana. Pode ser que o anúncio oficial seja feito no dia 7, quinta-feira, e pode durar em torno de um mês.
– Vacinação contra Covid-19 poderá começar no final de fevereiro. O governo está verificando os dados sobre a eficácia e segurança das vacinas liberadas, para iniciar a vacinação conforme o programado. Primeiro, a vacina será aplicada nos profissionais de saúde, idosos e funcionários de asilos.
– Proibição de entrada de estrangeiros pela primeira vez e restrições mais rígidas. Em relação às viagens de negócio, serão proibidas se houver casos da nova variante do coronavírus no país de destino.
– Campanha “Go To Travel” deve continuar suspensa se for declarado o “estado de emergência”.
– Preparativos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio continuarão conforme o planejado e o Japão pretende mostrar que a humanidade venceu o coronavírus. Esperam transmitir esperança e coragem com o evento.
Fonte: NHK News