Japão

Restaurantes vão começar a solicitar COMPROVANTES DE VACINAÇÃO

O governo japonês vai, solicitar a partir deste mês, o uso do comprovante de vacinação contra o COVID-19 em restaurantes e outros locais em 13 prefeituras, após afrouxar as restrições para prevenir a propagação de infecções por coronavírus.

A experiência, que também será realizado em estádios esportivos, pequenos espaços de música ao vivo e teatros, tem como objetivo confirmar se a verificação do comprovante de vacinação dos visitantes ou o resultado negativo de exames podem ser realizados sem problemas.

Será verificado também os procedimentos para uma situação caso infecções sejam encontradas após a realização de eventos, com medidas que incluem manter um registro de todos os visitantes.

O teste ocorre depois que o estado de emergência COVID-19 do Japão foi totalmente suspenso na sexta-feira, após um declínio constante de novos casos em todo o país e a redução da pressão sobre o sistema médico. O governo planeja reduzir as restrições em etapas para trazer de volta as atividades sociais e econômicas.

O governo pretende evitar a imposição de medidas rígidas de maneira uniforme e continuar as atividades econômicas mesmo se o país for atingido por outra onda de infecções no futuro.

As medidas antivírus serão facilitadas se os visitantes provarem que estão totalmente vacinados ou apresentarem a o comprovante de um teste COVID-19 negativo. O governo planeja também conduzir a experiência no setor de turismo no futuro.

Nos restaurantes, grupos de cinco ou mais pessoas poderão jantar juntos, e o horário de funcionamento pode ser estendido, desde que sejam certificados pelos governos locais como tendo adotado as medidas necessárias para prevenir infecções.

Na quarta-feira (6) em uma partida de futebol da J-League na província de Aichi, será permitido mais de 10.000 espectadores, o limite atualmente adotado pelo governo.

Os nomes dos restaurantes, bares, teatros e casas de shows participantes serão divulgados posteriormente, de acordo com o governo.

As 13 prefeituras sujeitas ao teste são Hokkaido, Saitama, Chiba, Kanagawa, Aichi, Ishikawa, Shiga, Kyoto, Osaka, Hyogo, Fukuoka, Kumamoto e Okinawa.

Fonte: Kyodo     |     Foto: Kyodo     
To Top