Japão

Remessa equivocada: PREFEITO é punido

A cidade de Abu, na província de Yamaguchi, decidiu disciplinar o prefeito e outros funcionários por um incidente no qual subsídios em dinheiro do  governo para famílias do município no valor de ¥46,3 milhões ou cerca de 362.000 dólares, foram transferidos por engano para a conta bancária de um residente.

O morador se recusou a devolver o dinheiro argumentado que gastou todo o dinheiro jogando online e que já havia transferido o dinheiro para agências de serviços de pagamento.

Mas a cidade informou que usou procedimentos legais para recuperar parte do dinheiro dessas agências e que recebeu de volta cerca de 335.000 dólares.

A cidade decidiu nesta terça-feira (31), tomar medidas disciplinares informando que vai impor cortes salariais e outras penalidades a sete funcionários da cidade.

O salário do prefeito Hanada Norihiko será reduzido em 50% por três meses, do vice-prefeito será reduzido em 40% e do responsável pelas contas será reduzido em 10% no mesmo período. Outros quatro serão repreendidos ou advertidos.

As medidas disciplinares serão implementadas assim que a assembleia municipal aprovar uma portaria sobre os cortes salariais do prefeito e do vice-prefeito em sessão marcada para o próximo mês.

O prefeito informou que tomou a decisão sobre as medidas disciplinares assim que a perspectiva de recuperar a maior parte do dinheiro estava à vista.

No início deste mês, a polícia prendeu o morador de 24 anos suspeito de transferir o dinheiro para outras contas, mesmo sabendo que a cidade havia depositado os fundos por engano em sua conta bancária.

FONTE/FOTO: NHK
To Top