Japão

Proibição de CÃES-GUIA em locais de vacina

Uma pesquisa da Japan Guide Dog Association (JGDA) encontrou um número considerável de casos em que os cães foram impedidos de entrar em instituições médicas devido a preocupações errôneas de higiene.

Muitos donos de cães-guia estão cada vez mais isolados devido à preocupação de incomodar os outros em meio à pandemia.

A lei de cães de assistência do Japão completará 20 anos em maio deste ano. A lei obriga as instituições públicas e médicas, bem como os restaurantes, a permitir a entrada de cães de assistência, incluindo cães-guia.

O Ministério do Bem-Estar emitiu um aviso afirmando que em princípio, os hospitais devem permitir que os cães acompanhem seus usuários em todas as áreas acessíveis a visitantes em geral e pessoas que visitam pacientes.

De acordo com a JGDA, havia 861 cães-guia em serviço em todo o Japão em março de 2021. Entre 1º de abril de 2021 e 20 de março de 2022, a associação tratou de 37 casos em que as pessoas não foram autorizadas a entrar nas instalações com seus cães-guia. Destes, 13 estavam em instituições médicas, nove em restaurantes e seis em alojamentos. Foi a primeira vez desde o início da pesquisa em 2005 que as instituições médicas constituíram o maior grupo.

Fonte: Mainichi     |     Imagem: Japan Guide Dog Association
To Top