Morando no Japão

NOVO PASSAPORTE: Monte Fuji

NOVO PASSAPORTE JAPONÊS SERÁ ESTAMPADO COM OBRAS DO MONTE FUJI
O Ministério das Relações Exteriores divulgou que irá mudar o design do passaporte japonês, exceto da capa, para evitar a falsificação do documento durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio.
Serão impressos no passaporte novo, a famosa obra do artista japonês Katsushika Hokusai, “Trinta e seis vistas do Monte Fuji”, nas páginas a serem carimbadas.

Hokusai era um pintor de estilo ukiyo-e e gravurista do período Edo. As obras dele são famosas até mesmo, no exterior. Apesar do nome da obra ser “Trinta e seis vistas do Monte Fuji”, o conjunto é composto por 46 gravuras em madeira, e retrata o Monte Fuji em diversos ângulos, estações do ano e distância. A gravura mais famosa dessa obra é “A Grande Onda de Kanagawa”, estampada em vários souvenirs japoneses.
O Ministério das Relações Exteriores decidiu fazer essa alteração há quatro anos e explica o motivo: “Pensamos nesse projeto para fortalecer as medidas contra a falsificação e também, promover a cultura japonesa no exterior”.
O passaporte com o novo design está previsto para começar a partir do próximo mês.
Fonte: NHK News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top