Japão

MIOPIA em crianças com idade escolar

Uma pesquisa do governo japonês mostra que a miopia está começando a ocorrer em uma idade precoce, afetando alunos da 6ª série no mesmo nível que os adultos.

A pesquisa do Ministério da Educação no ano fiscal de 2021, abrangeu cerca de 8.600 alunos do ensino fundamental e médio.

A pesquisa nacional de crianças foi a primeira a examinar o comprimento do eixo do globo ocular, entre a córnea e a retina como medida de miopia.

A miopia geralmente ocorre à medida que o eixo fica mais longo, fazendo com que as informações visuais que entram na córnea sejam focadas antes de atingir a retina, que detecta brilho, cores e formas.

O comprimento médio do eixo entre os adultos é de cerca de 24 milímetros. Na pesquisa, a média entre os meninos da sexta série foi de 24,22 milímetros e entre as meninas de 23,75 milímetros.

O número foi ainda maior entre os alunos do terceiro ano do ensino médio, com 24,61 milímetros para meninos e 24,18 milímetros para meninas.

A pesquisa também mostra que cerca de 20% dos alunos da primeira série do ensino fundamental tinham visão abaixo de 1,0 ou visão média. A porcentagem cresceu para cerca de 60% entre os alunos do terceiro ano do ensino médio.

O professor Ono Kyoko da Tokyo Medical and Dental University, que liderou a pesquisa, expressou preocupação com a tendência e planeja analisar ainda mais os dados para ver se o aumento do uso de smartphones e tablets pelas crianças para aprendizado remoto durante a pandemia pode ter afetado a visão.

FONTE: NHK     /     FOTO: ISTOCK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top