Japão

Japão quer 820 mil trabalhadores estrangeiros qualificados

20/03/2024

O Japão anunciou um plano para contratar 820 mil trabalhadores qualificados do exterior nos próximos cinco anos, mais do que o dobro do previsto anteriormente. O objetivo é enfrentar a crescente escassez de mão de obra.

O governo está ampliando o visto de “trabalhador qualificado específico” para incluir quatro novos setores, como transporte rodoviário e ferroviário, além das indústrias florestais e madeireiras.

O programa, estabelecido em 2019, visa aceitar trabalhadores estrangeiros em indústrias onde os esforços para melhorar a produtividade não aliviaram a escassez de mão-de-obra. Até o final de 2023, apenas cerca de 208.462 trabalhadores estrangeiros estavam no Japão com esse visto, devido, em parte, às restrições de entrada durante a pandemia.

No entanto, algumas indústrias, como a fabricação de alimentos e bebidas, viram uma demanda excepcionalmente alta durante a pandemia, levando a projeções conservadoras a serem superadas. O governo está respondendo a esse aumento da demanda, permitindo que mais trabalhadores estrangeiros entrem no país para preencher lacunas na força de trabalho.

 

Fonte: Asahi Shimbun
To Top