covid-19

Japão inicia VACINAÇÃO em massa

O Japão abriu centros estatais de vacinação em massa contra o coronavírus nesta segunda-feira (24) em Tokyo e Osaka. A tentativa é de acelerar o programa de imunização, que está muito atrás de outros países desenvolvidos com apenas dois meses restantes antes de sediar as Olimpíadas.

Os centros, operados por médicos e enfermeiras das Forças de Autodefesa, funcionarão das 8h às 20h por três meses, incluindo fins de semana e feriados nacionais. Eles usarão a vacina desenvolvida pela empresa de biotecnologia Moderna, que foi aprovada pelo governo na sexta-feira.

O Japão pretende vacinar até 10.000 pessoas por dia em Tokyo e 5.000 em Osaka, e cumprir a meta de completar a imunização até o final de julho de pessoas com 65 anos ou mais.

As duas áreas populosas, atingidas por um ressurgimento de infecções, estão em estado de emergência desde o final de abril, juntamente com várias outras prefeituras.

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, disse a repórteres que decidirá nesta terça-feira se pede ao governo central para estender a emergência além da data final de 31 de maio.

Idosos que moram na capital e nas prefeituras vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa, bem como em Osaka e nas próximas prefeituras de Kyoto e Hyogo, são elegíveis para a vacinação nos centros administrados pelo estado, desde que ainda não tenham recebido uma vacina injetada em outro lugar.

Mas para evitar que o sistema de reservas fique sobrecarregado, a primeira semana de vacinação nos centros é restrita aos residentes dos 23 bairros de Tokyo e da cidade de Osaka.

 

Fonte: Kyodo
To Top