Japão: Imposto Sobe
IMPOSTO AUMENTA, A CRECHE FICA GRATUITA MAS NÃO HÁ VAGAS
Dia 1 de outubro, juntamente com o aumento do imposto, o governo começou a oferecer um benefício para as famílias com filhos.
Conforme já estava sendo anunciado, as creches e os jardins de infância passaram a ser gratuitos para as crianças de 3 a 5 anos. Para famílias de baixa renda, isentas do imposto municipal, a creche é gratuita para os filhos de 0 a 2 anos também.
O objetivo do governo é usar a receita adquirida com o aumento do imposto para cobrir essas despesas e com isso motivar o aumento da natalidade que vem caindo a cada ano.
Em contrapartida, muitas famílias não estão satisfeitas porque o imposto aumentou, a creche ficou gratuita mas não há vagas disponíveis. Dependendo da região há uma grande fila de espera e que dificilmente, irá abrir.
Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, 16.672 crianças aguardam vaga em creches. Embora o número tenha diminuído em 3.123 em relação ao ano anterior, a fila de espera é grande, especialmente nas áreas urbanas. A fila de espera de crianças entre 3 a 5 anos é pequena em relação a de 0 a 2 anos.
Esse benefício ajuda na redução do gasto familiar, mas isso preocupa também na qualidade do ensino que as instituições irão oferecer. Os pais têm razão em se preocuparem porque as próprias creches estão inseguras porque a verba irá diminuir. Há falta de mão-de-obra especializada e a remuneração continua baixa.
São muitos pontos a serem resolvidos pelo governo.
Fonte: Sankei