Morando no Japão

Japão: Imposto Sobe

IMPOSTO AUMENTA, A CRECHE FICA GRATUITA MAS NÃO HÁ VAGAS
Dia 1 de outubro, juntamente com o aumento do imposto, o governo começou a oferecer um benefício para as famílias com filhos.
Conforme já estava sendo anunciado, as creches e os jardins de infância passaram a ser gratuitos para as crianças de 3 a 5 anos. Para famílias de baixa renda, isentas do imposto municipal, a creche é gratuita para os filhos de 0 a 2 anos também.
O objetivo do governo é usar a receita adquirida com o aumento do imposto para cobrir essas despesas e com isso motivar o aumento da natalidade que vem caindo a cada ano.
Em contrapartida, muitas famílias não estão satisfeitas porque o imposto aumentou, a creche ficou gratuita mas não há vagas disponíveis. Dependendo da região há uma grande fila de espera e que dificilmente, irá abrir.
Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, 16.672 crianças aguardam vaga em creches. Embora o número tenha diminuído em 3.123 em relação ao ano anterior, a fila de espera é grande, especialmente nas áreas urbanas. A fila de espera de crianças entre 3 a 5 anos é pequena em relação a de 0 a 2 anos.
Esse benefício ajuda na redução do gasto familiar, mas isso preocupa também na qualidade do ensino que as instituições irão oferecer. Os pais têm razão em se preocuparem porque as próprias creches estão inseguras porque a verba irá diminuir. Há falta de mão-de-obra especializada e a remuneração continua baixa.
São muitos pontos a serem resolvidos pelo governo.
Fonte: Sankei

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2019 MCOM K.K.

To Top