Morando no Japão

JAPÃO: Escolas Fechadas

GOVERNO JAPONÊS ANUNCIA FECHAMENTO DAS ESCOLAS
O primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou ontem, dia 27, às 18h, que todas escolas do Japão devem ser fechadas temporiariamente partir do dia 2 de março, para evitar a propagação do novo coronavírus.
Essa medida inclui todas escolas do primário (shougakkou), ginásio (chuugakkou), colegial (koukou) e escolas de apoio especiais (tokubetsu shien gakkou).
Esse período será imendado com as férias de primavera que irá começar no final de março, com a finalização do ano letivo.
Os jardins de infância (youchien), creches (hoikuen) e o sistema after-school (gakudou hoiku) estão fora dessa lista porque são frequentados por crianças pequenas e que não podem ficar sozinhas.
Antes do anúncio do governo, Hokkaido e a cidade de Ichikawa (Chiba), já tinham anunciado o fechamento das escolas devido ao aumento repentino dos casos de coronavírus na região.
O primeiro-ministro sentiu a necessidade de anunciar essa decisão o quanto antes para proteger as crianças do Japão. Segundo ele, as próximas duas semanas serão importantes para evitar o aumento das infecções
Abe pede que os exames de admissão e formaturas sejam realizadas com o mínimo de pessoas e também, que as empresas facilitem a folga no trabalho para os funcionários que tem filhos.
Após o anúncio do fechamento temporário das escolas, muitos pais que trabalham e não tem com quem deixar o filho durante essas “férias” antecipadas ficaram preocupados e estão aguardando uma posição da escola que deve ser anunciada hoje.
Essa decisão foi anunciada às pressas pelo governo e ainda não foi divulgado nenhum tipo de subsídio, como aconteceu em casos de desastres naturais.
Fonte: NHK News

To Top