Japão

Grande Terremoto do Leste completa 11 anos

O Japão marcou na sexta-feira o 11º aniversário do terremoto e tsunami que devastou sua região nordeste em 2011, com ordens para que os moradores deixessem as casas em áreas contaminadas pela crise nuclear de Fukushima que devem ser suspensas ainda este ano.

A pior calamidade natural na história do pós-guerra do país deixou mais de 15.000 mortos depois que o terremoto de magnitude 9,0 e o tsunami que se seguiu causaram danos generalizados e provocaram colapsos no complexo nuclear de Fukushima Daiichi.

A infraestrutura nas áreas atingidas foi amplamente reconstruída, mas cerca de 38.000 pessoas continuam deslocadas devido principalmente ao pior acidente nuclear do mundo desde o desastre de Chernobyl em 1986.

Moradores das províncias severamente afetadas de Fukushima, Iwate e Miyagi observaram um momento de silêncio às 14h46, quando o terremoto atingiu a região há mais de uma década e oraram por aqueles que perderam suas vidas.

De acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Polícia (NPA), o número de mortos é de 15.900 e 2.523 pessoas permanecem desaparecidas, principalmente nas três províncias severamente devastadas. As mortes relacionadas, como as causadas por doenças ou suicídios induzidos por estresse ligados ao desastre, totalizaram 3.784 em setembro do ano passado, segundo a Agência de Reconstrução.

Fonte: Kyodo     |     Foto: Kyodo

To Top