Japão

Fukushima: corrosão encontrada em tanques de água radioativa

22/04/2024

A Tokyo Electric Power Company TEPCO), revelou a descoberta de corrosão nos tanques utilizados para armazenar água radioativa tratada na usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi. Embora tenham afirmado que a resistência dos tanques não está comprometida, destacaram que alguns destes contêineres, que somam mais de 1.000 na usina, têm mais de 10 anos de uso e mostram sinais de envelhecimento.

A empresa planeja continuar inspecionando os tanques regularmente. Este achado vem após relatos anteriores de corrosão e descamação da pintura em três tanques vazios, em uso desde 2016, na planta, que foi devastada por um terremoto e tsunami em 2011.

Devido à impossibilidade de inspeção direta do interior dos tanques, a TEPCO realiza inspeções externas anuais em busca de anormalidades, utilizando robôs subaquáticos quando necessário.

Embora o governo japonês e a TEPCO assegurem que a água tratada liberada de Fukushima é diluída para reduzir os níveis de trítio, ainda persistem preocupações locais e internacionais sobre a segurança desse processo.

 

Fonte: Kyodo / Imagem: Tokyo Electric Power Company Holdings Inc./Kyodo
To Top