Notícias

Formatura aos 84 anos

Duas japonesas de 84 anos, se formam no “Kookoo” (Ensino médio)
Mitsuko Miyasato e Keiko Yoneshiro, nasceram em 1936 e tem 84 anos. Quando eram crianças vivenciaram a guerra e passaram por muita dificuldade pela falta de alimentos, pós-guerra. Não puderam frequentar o kookoo, equivalente ao ensino médio, quando eram jovens por problemas familiares e nem após o casamento porque tinham que cuidar dos filhos e da casa.
Com o passar dos anos, quando começaram a ter mais tempo, pensaram: “Só vivemos uma vez então quero voltar a estudar”.
Com 81 anos, elas fizeram a prova para poder entrar no kookoo e foram aprovadas na mesma escola, Okinawa Kenritsu Tomari Kookoo Tsuushin Katei. Estudaram com alunos que tinham a idade de seus netos e mostraram muita alegria ao receberem o tão esperado diploma, que parecia um sonho.
Claro que essa experiência não foi nada fácil. Acompanhar as aulas foi difícil e por muitas vezes, deixava as duas desanimadas mas com a força de vontade, conseguiram superar. Pela primeira vez, também usaram o computador.
Miyazato participou de um concurso com outras 7 escolas e contou sobre a sua experiência. Ela lembra que ao terminar o discurso recebeu uma grande salva de palmas e guarda essa lembrança com carinho.
No ano passado, ficou internada por dois meses mas a família, professores e amigos da escola a apoiaram até se recuperar. Voltou a estudar e conta que conseguiu se formar graças a torcida de todos.
Yoneshiro foi uma aluna exemplar, não faltava às aulas e por isso recebeu um prêmio de assiduidade e outro, oferecido pelo diretor. Seus filhos e netos foram festejar a sua conquista na formatura.
Os colegas de classe contam que foi divertido estudar com as duas e elas eram uma espécie de mãe ou avó para eles. Acreditam que essa experiência servirá de incentivo para os idosos e jovens também.
Agora, vai começar uma nova vida para as duas e com muito orgulho.
Fonte: Okinawa Times

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top