Japão

Estudante é excluído da cerimônia de formatura por penteado

Um estudante filho de pai afro-americano e mãe japonesa, foi recentemente separado de outros alunos em uma cerimônia de formatura do ensino médio porque seu penteado “tranças”, foi considerado contra as regras da escola.

Os regulamentos da escola estipulam que os penteados “não devem estar na moda, mas apropriados para um aluno do ensino médio”. 

O aluno do terceiro ano de uma escola secundária na cidade de Himeji, província de Hyogo, expressou desapontamento com a escola, dizendo ao Mainichi Shimbun: “Não fui capaz de criar memórias para concluir meus três anos (na escola) com meus amigos”.

O número de crianças com origens diversas está aumentando no Japão, e a mudança provocou um apelo de um especialista para que as escolas respeitem os direitos humanos.

De acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, uma em 24, ou 4,1%, de todas as crianças nascidas no Japão em 2020, teve um ou ambos os pais estrangeiros. As estatísticas do Ministério da Justiça mostram ainda que o número de residentes estrangeiros no Japão no final de dezembro de 2021 era de cerca de 2,76 milhões, representando um aumento de 2,5 vezes nas últimas três décadas.

 

Fonte: Mainichi   /   Foto: Mainichi
To Top