Japão

Ex-professora cria site para AJUDAR ESTRANGEIROS

Um site que fornece informações sobre vacinação contra o coronavírus em 21 idiomas recebeu 70.000 visitas desde seu lançamento, há três meses. Com o sistema de vacinação complicado o suficiente para confundir até os japoneses, o site multilíngue foi projetado para ajudar os residentes estrangeiros que estão em desvantagem ainda maior por não falarem o idioma.

Entre os 21 idiomas disponíveis do Find a Doc estão o português, inglês, francês, mongol e indonésio.

Seu banco de dados exibe instituições médicas que aceitam vacinas individuais para pessoas que desejam ser vacinadas ou cujas consultas foram canceladas.

Os usuários podem inserir o município para verificar o nome e a localização das instalações médicas locais, se eles exigem cupons de vacinação emitidos pelo governo local e se as vacinas são limitadas aos residentes do município. Atualmente, cerca de 150 hospitais e clínicas em todo o Japão estão listados.

O site é administrado por LaShawn Toyoda. Quando as informações são recebidas dos usuários do site, ela aprova a listagem após verificá-la por conta própria. Se a instituição médica não aceita mais consultas, ela apaga da lista.

Ela disse que, embora fale inglês e japonês, obter informações de instituições públicas é assustador e que os estrangeiros cuja língua materna não é uma das principais podem não ter muitas pessoas a quem recorrer facilmente. Ela apontou as informações sobre onde se registrar para a lista de espera de cancelamento e como ser vacinado fora das áreas de residência das pessoas como sendo particularmente complicadas.

Atualmente, Find a Doc é administrado por mais de 60 voluntários. As doações são sua única fonte de renda, mas Toyoda está determinado a mantê-la gratuita e pretende torná-la uma organização sem fins lucrativos no futuro. Ela elogiou o sistema médico do Japão como excelente para os padrões globais e disse que quer ajudar as pessoas a obter tratamento médico em hospitais quando necessário, mesmo que não entendam a língua.

Fonte: Mainichi/Yukako Ono     |     Foto: 05
To Top