Japão

Despedida da baleia Yodo-chan

Uma baleia que morreu perto do rio Yodo em Osaka, na semana passada, foi lançada para o fundo do mar nesta quinta-feira (19), na península de Kii, ao sul da baía de Osaka, informou o departamento de portos da cidade.

A baleia macho de cerca de 15 metros de comprimento, chamado carinhosamente nas redes sociais como “Yodo-chan”, foi transportada de navio para o sul entre as prefeituras de Wakayama e Tokushima e foi depositado na água pouco depois das 15h.

A baleia que pesava 38 toneladas, foi avistada pela primeira vez em 9 de janeiro.

De acordo com a guarda costeira, é raro avistar baleias na Baía de Osaka.

A baía é em grande parte cercada pela Ilha Awaji, deixando duas passagens estreitas ao norte e ao sul – a última das quais leva ao Oceano Pacífico.

 

Fonte/Foto: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top