CRECHES: Fim da lista de espera até 2024
O governo elaborou um plano para acabar com a lista de espera para vagas em creches.
Segundo o plano, serão abertas 140 mil vagas, em 4 anos, mas será necessária uma verba de aproximadamente 140 bilhões de ienes.
O governo pretende aumentar as contribuições das empresas e irá analisar as regras para o pagamento do subsídio infantil, “Jidou Teate”, para famílias de alta renda.
O objetivo era zerar a fila de espera em creches, ainda neste ano, mas o crescimento do número de mulheres que voltaram a trabalhar foi bem maior e dificultou a execução do plano.
Com o novo projeto, o Japão pretende disponibilizar 140 mil novas vagas, dentro de 4 anos, zerando a fila de espera até o final de 2024.
Novo plano do governo:
- Manutenção das creches
- Eliminar a obrigatoriedade de ter uma professora fixa por classe e permitir que duas professoras possam trabalhar em períodos curtos
- A fim de promover a contratação de babás, o governo irá expandir o sistema de subsídios e isentar os impostos das ajudas recebidas pelos pais
Para aplicar esse plano, será necessário 144 bilhões de ienes, sendo que 100 bilhões, serão cobertos por contribuições corporativas.
O valor restante será adquirido através da revisão do pagamento do “Jidou Teate”. Se um dos pais tiverem a renda acima de 12 milhões por ano, o subsídio não será mais pago a partir de outubro de 2022.
O governo espera resolver o problema de falta de vagas em creches, o mais rápido possível.
Fonte: NHK News/ Jiji News