Japão

COVID-19: Morre ator SONNY CHIBA

O ator japonês Shinichi Chiba, que deslumbrou os fãs de filmes de ação em todo o mundo com seu karate e outras técnicas de artes marciais, morreu nesta quinta-feira (19) em um hospital devido a uma pneumonia associada ao COVID-19, informou sua agência. Ele tinha 82 anos.

Conhecido no exterior como Sonny Chiba, ele apareceu no filme de 2003 do cineasta Quentin Tarantino, “Kill Bill: Vol.1”, também servindo como instrutor em suas cenas de luta.

Após sua infecção com o novo coronavírus no final de julho, Sonny Chiba inicialmente ficou em casa, mas foi hospitalizado na província de Chiba no dia 8 de agosto e recebeu um suprimento de oxigênio. O ator não havia sido vacinado, disse a agência.

Nascido em 1939 na província de Fukuoka, Chiba, cujo nome verdadeiro era Sadaho Maeda, ganhou popularidade em todo o país por meio de seu papel na série dramática de detetive de televisão “Key Hunter”, que começou no final dos anos 1960.

O filme de karate de 1974 “Gekitotsu! Satsujin ken” (The Street Fighter), com sua atuação cheia de ação, tornou-se um sucesso nos Estados Unidos e continua popular no exterior.

Chiba sempre teve orgulho de estar na vanguarda da indústria japonesa de filmes de ação e nunca perdeu o entusiasmo por criar filmes que se tornariam sucessos no exterior.

Enquanto estudava na Nippon Sport Science University no final dos anos 1950, Chiba sofreu uma lesão que o impediu de participar de competições olímpicas de ginástica. Mais tarde, ele ganhou uma faixa preta na escola Kyokushin de karate e começou sua carreira de ator.

Chiba interpretou Masutatsu Oyama, o falecido fundador da escola Kyokushin, na cinebiografia de 1975 “Kenka Karate Kyokushinken”.

Em seus primeiros filmes, filmados antes dos dias dos efeitos especiais gerados por computador, Chiba fez o raro movimento de realizar muitas de suas próprias sequências de ação em vez de depender de dublês.

Em 1970, ele criou o centro de treinamento “Japan Action Club”, que produziu jovens estrelas de ação, incluindo o ator japonês Hiroyuki Sanada e a atriz Etsuko Shihomi, que apareceu ao lado de Chiba em muitos filmes e programas de TV. A empresa foi posteriormente renomeada Japan Action Enterprise.

Em uma entrevista, Chiba descreveu a filmagem de uma cena de um episódio de “Key Hunter” em que ele saltou de um carro em movimento para um avião leve enquanto decolava da pista, chamando-a de a façanha mais perigosa de sua carreira.

“Quando entrei no avião, minha perna esquerda estava presa no volante (do carro). Achei que fosse morrer”, disse ele.

Alguns de seus outros filmes populares da década de 1970 incluem uma série de histórias da yakuza “Jinginaki Tatakai” e “Sengoku Jieitai”, uma história sobre membros da Força de Autodefesa Terrestre do Japão que se juntaram batalhas de samurai após serem enviados de volta no tempo até o final dos anos 1500.

Foto de arquivo mostra DVDs de filmes em que a estrela de ação japonesa Shinichi Chiba atuou (Kyodo)

A personalidade da TV japonesa e comediante Tsutomu Sekine, que costumava provocar risos imitando o estilo do karate de Chiba e sua maneira única de respirar, lamentou a morte da lenda das artes marciais.

Observando que estava fascinado pelos filmes e dramas de TV de Chiba, Sekine disse: “Foi uma honra representar o Sr. Chiba e ser reconhecido por ele pessoalmente.”

Chiba também apareceu em filmes de samurai japoneses e séries dramáticas de TV. Na série “Yagyu Ichizoku no Inbo”, Chiba retratou o espadachim de um olho só Yagyu Jubei, que se tornou seu papel principal.

Além do karate, Chiba era um especialista na arte marcial japonesa de Shorinji Kempo e habilidoso em acrobacias a cavalo.

Fonte: Kyodo
To Top