Japão

Comer mais vegetais e frutas diminui o risco de morte

Uma equipe de pesquisadores do Centro Nacional do Câncer e da Universidade da Cidade de Yokohama, em Kanagawa, divulgou num estudo que o consumo de vegetais e frutas foi confirmado para ajudar a diminuir o risco de morte entre os que consumiam diariamente.

Como vegetais e frutas são ricos em vitaminas, minerais, fibras alimentares e outros nutrientes, dizem que são bons para a saúde.

A equipe realizou uma pesquisa por questionário sobre os hábitos alimentares de cerca de 95.000 homens e mulheres com idades entre 40 e 69 anos em 11 locais urbanos e rurais em todo o país em 1995 e 1998.

A quantidade e a frequência do consumo de hortaliças e frutas foram estimadas, de modo que os entrevistados pudessem ser divididos em cinco grupos com base na ingestão de hortaliças e também em cinco grupos com base na ingestão de frutas.

Cerca de 24.000 indivíduos morreram durante o período de pesquisa de 20 anos.

De acordo com os resultados, aqueles que comem mais frutas têm 8 a 9% menos probabilidade de morrer do que aqueles que consomem pouco. Uma melhora de risco de 7 % a 8% foi observada entre as pessoas que comem mais vegetais também.

Por causa da morte, ter mais frutas provou ser útil na redução da probabilidade de morte associada à insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e outros problemas cardiovasculares em 9%.

Referindo-se aos resultados da análise, os pesquisadores concluíram que o consumo diário de pelo menos 300 gramas de vegetais ou pelo menos 140 gramas de frutas contribuirá para reduzir os riscos de morte.

Fonte/Foto: Asahi Shimbun

To Top