Morando no Japão

Aviso da Polícia & Imigração

AVISO DA POLÍCIA
Emissão de carteira de habilitação suspensa.
Com a disseminação do covid-19, a Polícia suspende a renovação e emissão de carteira de motorista e exames por tempo indeterminado a partir do dia 15 de abril.

Veja abaixo a cópia do texto recebido dos respectivos órgãos oficiais:

Caso 1

“Para aqueles que vão expirar o prazo da habilitação

・Podem prorrogar a renovação da habilitação por 3 meses solicitando ao Centro de Exame de Habilitação ou às delegacias da polícia antecipadamente.

※Durante o período de prorrogação, é nessesário o procedimento normal, inclusive palestra de segurança e teste de aptidão.

Pessoas incluídas:

・Aqueles cuja habilitação expira entre 13 de março a 31 de julho de 2020.

・Aqueles que já soclicitaram a prorrogação também podem solicitar novamente enquanto o prazo de renovação

(13 de março a 31 de julho) cai durante este período.”

Caso 2

“Para aqueles que já expiraram o prazo da habilitação

・Caso tenha expirado a habilitação sem fazer procedimento de renovação, será dispensado o teste prático e de teoria durante 3 anos no máximo depois da

expiração, e no período de 1 mês depois do término da epidemia.
・Além disso será descontado uma parte da taxa de solicitação, portanto,

informe ao funcionário da recepção.
・Para maiores informações, entre em contato com a sede da polícia da sua província.”

 

AVISO DA IMIGRAÇÃO


Para diminuir o número das visitantes à Agência de Serviço de Imigração, a agência aceita solicitação de renovação ou alteração do tipo de visto dos residentes estrangeiros, cujo o período do visto expira entre março a junho deste ano, no período máximo de 3 meses (exceto àqueles que tenham visto de atividade especial ‘preparação para saída do Japão’).
・E quanto à comparecer na agência, somente em casos de urgência. Devido a prorrogação da pandemia de coronavírus, contamos com a colaboração e compreensão de todos.

Fonte: ANNews, Polícia de Aichi e Imigração

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top