Japão

ALTA TECNOLOGIA contra o desperdício de alimentos

As empresas japonesas estão aumentando o uso de inteligência artificial (IA) e outras tecnologias avançadas para reduzir o desperdício e cortar custos na pandemia e também procuram marcar alguns pontos de sustentabilidade ao longo do caminho.

O descarte de mais de 6 milhões de toneladas de resíduos alimentares do Japão custa a terceira economia do mundo cerca de ¥ 2 trilhões (US $ 19 bilhões) por ano, mostram dados do governo.

Com o maior desperdício de alimentos per capita na Ásia, o governo japonês promulgou uma nova lei para reduzir pela metade esses custos em relação aos níveis de 2000 até 2030, pressionando as empresas a encontrar soluções.

A rede de lojas de conveniência Lawson começou a usar IA da empresa norte-americana DataRobot, que estima quantos produtos nas prateleiras podem não ser vendidos ou ficar aquém da demanda.

A Lawson pretende reduzir o excesso de estoque em 30% nas lojas e quer reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030.

O descarte de resíduos alimentares é o maior custo para os proprietários de franquias da Lawson depois dos custos de mão de obra.

A fabricante de bebidas Suntory está experimentando outro produto com IA da Fujitsu para tentar determinar se produtos como garrafas de chá e água mineral foram danificados durante o transporte.

Fonte: Reuters/Tetsushi Kajimoto | Foto:  Kim Kyung-Hoon

To Top