Japão

ALTA TECNOLOGIA contra o desperdício de alimentos

As empresas japonesas estão aumentando o uso de inteligência artificial (IA) e outras tecnologias avançadas para reduzir o desperdício e cortar custos na pandemia e também procuram marcar alguns pontos de sustentabilidade ao longo do caminho.

O descarte de mais de 6 milhões de toneladas de resíduos alimentares do Japão custa a terceira economia do mundo cerca de ¥ 2 trilhões (US $ 19 bilhões) por ano, mostram dados do governo.

Com o maior desperdício de alimentos per capita na Ásia, o governo japonês promulgou uma nova lei para reduzir pela metade esses custos em relação aos níveis de 2000 até 2030, pressionando as empresas a encontrar soluções.

A rede de lojas de conveniência Lawson começou a usar IA da empresa norte-americana DataRobot, que estima quantos produtos nas prateleiras podem não ser vendidos ou ficar aquém da demanda.

A Lawson pretende reduzir o excesso de estoque em 30% nas lojas e quer reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030.

O descarte de resíduos alimentares é o maior custo para os proprietários de franquias da Lawson depois dos custos de mão de obra.

A fabricante de bebidas Suntory está experimentando outro produto com IA da Fujitsu para tentar determinar se produtos como garrafas de chá e água mineral foram danificados durante o transporte.

Fonte: Reuters/Tetsushi Kajimoto | Foto:  Kim Kyung-Hoon

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top