Viver com cães pode aumentar expectativa de vida
3/01/2025
Um estudo recente publicado na revista PLOS ONE revela que a convivência com cães está diretamente associada a uma redução significativa no risco de morte, superando os efeitos de ter outros animais de estimação como gatos, pássaros ou peixes. A pesquisa foi conduzida por Masaru Taniguchi, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Estudos Ambientais, que acompanhou 15.735 pessoas na Austrália.
Os resultados indicam que os cães, animais com os quais os humanos convivem há mais de 11.000 anos, têm um impacto protetor, diminuindo o risco de declínio físico e mental, além de reduzir as chances de morte prematura. O estudo, que envolveu uma análise de dados sociológicos, psicológicos e físicos, também sugeriu que a presença de cães pode ser mais benéfica do que a de outros animais de estimação.
Pesquisas anteriores já haviam sugerido que viver com cães ajuda a combater doenças como demência, mas este é o primeiro estudo a comparar diretamente os efeitos de diferentes tipos de animais de estimação na mortalidade humana.