Japão

Visão das crianças PIORA em 2020

A proporção de crianças japonesas do ensino fundamental e médio com acuidade visual abaixo do “normal” atingiu novamente um recorde no ano acadêmico de 2020, mostrou uma pesquisa do Ministério da Educação nesta quarta-feira (28).

A proporção de crianças obesas também aumentou até março deste ano, sugerindo que seu estilo de vida pode ser afetado pela nova crise do coronavírus, de acordo com a pesquisa de saúde.

Crianças com visão não corrigida de menos de 1,0 na escala japonesa representaram 37,52% dos entrevistados nas escolas primárias, quase 3 pontos acima do ano anterior. A proporção ficou em 58,29% nas escolas de ensino fundamental.

Uma acuidade de 1,0 é equivalente a visão 20/20, considerada normal no Brasil e em outros países.

O ministério obteve os números a partir de amostras dos resultados de exames médicos realizados em todo o país para crianças entre 5 e 17 anos.

Os exames são geralmente realizados entre abril e junho, mas a pesquisa mais recente incluiu exames feitos até março de 2021.

A proporção de crianças com acuidade inferior a 1,0 aumenta com a idade. Atingiu quase metade dos alunos da sexta série do ensino fundamental pesquisado, enquanto entre os da primeira série o número era de apenas um em cada quatro.

A pesquisa também descobriu que a proporção de alunos da quinta série com peso 20% maior do que o padrão era de 14,24% para meninos e 9,47% para meninas.

O ministério disse que os resultados mais recentes não podem ser comparados diretamente com os dados anteriores devido a diferenças no período em que os exames foram realizados.

Takashi Eto, professor emérito da Universidade de Tokyo, disse que os números “se deterioraram rapidamente no último ano, provavelmente devido a mudanças nos ambientes (das crianças)”.

Eto acrescentou que deve ser dada muita atenção às tendências futuras dos dados de saúde dos alunos.

Em resposta a piora da visão das crianças em idade escolar, o ministério começou a pesquisar a miopia entre os alunos do ensino fundamental e médio neste ano letivo.

Também planeja realizar uma pesquisa sobre seus estilos de vida, com o objetivo de tomar as medidas necessárias para prevenir uma futura piora da visão.

 

 

Fonte: Jiji Press/JapanToday    /    Foto: iStock
To Top