Morando no Japão

Verme Detecta Câncer

VERME DETECTOR DE CÂNCER
Pesquisas feitas pela empresa Hirotsu Bioscience (Tóquio) está desenvolvendo um teste para detectar o câncer, utilizando nematóides que é um tipo de verme com comprimento de cerca de 1mm e apenas uma gota de urina.
Esse teste chamado “N-NOSE” (エヌノーズ ) estará disponível nos hospitais conveniados a partir de janeiro de 2020 e custará ¥9.800 (R$378,27).
As empresas podem solicitar a inclusão desse teste no exame médico periódico oferecido aos funcionários (kenko shindan), e as prefeituras também.
os nematóides são organismos microscópicos que habitam o solo. A sensação olfativa é superior à dos cães, por isso conseguem detectar o cheiro da urina de pacientes com câncer. Os nematóides se aproximam da urina com câncer mas fogem da urina de pacientes saudáveis.
O teste foi realizado em 1.400 pacientes com câncer e a taxa de acerto foi de cerca 85%, e em pacientes com câncer no estágio 0-1, indicou 87% de acertos. A probabilidade de acerto é bem acima do que o exame convencional.
O novo teste reagiu a 15 tipos de câncer, como estômago, intestino grosso, pulmão, mama, pâncreas, fígado, útero e próstata. No momento, o exame não revela o órgão afetado pelo câncer, mas o objetivo é identificá-lo no futuro.
Por enquanto, a urina será levada ao laboratório da empresa que está desenvolvendo o teste, em Tóquio, para realizar o teste. O resultado fica pronto no prazo de 1 semana a 1 mês. No primeiro ano, será possível fazer a análise de 250.000 pessoas e várias empresas já estão interessadas em introduzir esse teste no exame periódico dos funcionários. Cerca de 100.000 pessoas já estão na fila para fazerem o teste.
Fonte: Jornal Nishi Nippon

To Top