Internacional

Vacinas para Taiwan: IRRITAÇÃO DA CHINA

A vacina contra a Covid-19 doada pelo Japão chegou a Taiwan nesta sexta-feira (4), enquanto a ilha democrática está lutando para obter vacinas em meio a uma onda de casos de coronavírus, rapidamente desencadeando uma forte reação da China continental.

Para Taiwan, o Japão despachou gratuitamente 1,24 milhão de doses da vacina, desenvolvida pela AstraZeneca, da Grã-Bretanha, e fabricada internamente por meio de licença de produção apesar das críticas da China, que considera Taiwan uma província renegada.

“A disposição se baseia em nossa importante parceria e amizade com Taiwan”, disse o ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, em uma entrevista, referindo-se à ajuda que o Japão recebeu de Taiwan após um grande terremoto e tsunami que devastou o nordeste do Japão em 2011.

Motegi disse que a oferta foi feita a pedido de Taiwan. A ilha tem lutado com um aumento dramático nos casos de coronavírus desde maio e teve dificuldades em obter vacinas.

Taiwan disse que a China bloqueou as negociações de compra com a BioNTech, parceira alemã de desenvolvimento da vacina contra o coronavírus da Pfizer, no momento em que estava prestes a fechar um acordo com a empresa.

Motegi disse que o Japão consideraria suprimentos adicionais para Taiwan e provisões para países que também precisam, dependendo de sua relação com o Japão, entre outros fatores.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em uma postagem no Facebook agradeceu ao Japão por fornecer as doses da vacina, descrevendo a ação japonesa como “assistência oportuna”.

“Agradecemos a ajuda oportuna que recebemos de parceiros que compartilham os mesmos valores de liberdade e democracia, dando a Taiwan mais confiança na democracia”, disse ela.

A notícia do Japão fornecendo suprimentos para Taiwan também foi bem recebida pelos taiwaneses, com jornais locais publicando artigos de primeira página sobre a mudança japonesa, dizendo que reflete a amizade entre os dois vizinhos.

Os Estados Unidos fornecerão separadamente vacinas contra o coronavírus para Taiwan por meio do programa global de compartilhamento de vacinas COVAX, apoiado pela ONU, no último sinal de apoio dos EUA à ilha que enfrenta a pressão da China continental.

Enquanto isso, o governo chinês criticou Taiwan por aceitar as doses da vacina do Japão, dizendo que o governo Tsai, liderado pelo Partido Progressista Democrático, “bloqueou o envio de vacinas do continente”.

“Aceitar vacinas seguras e bem estocadas desenvolvidas pelo continente pode ajudar a conter o vírus” na ilha, disse o governo chinês em um comunicado na sexta-feira.

No final do dia, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, aparentemente expressou oposição ao fornecimento de vacinas do Japão para Taiwan, rotulando tal movimento como um “desempenho político”.

Taiwan e a China continental são governadas separadamente desde que se dividiram em 1949 como resultado de uma guerra civil. O relacionamento deles piorou desde que Tsai se tornou presidente de Taiwan em 2016.

Acredita-se que a liderança do presidente chinês Xi Jinping tem como objetivo reunificar a ilha ao continente pela força, se necessário.

 

Fonte: Kyodo
To Top