Vacinas gratuitas contra HPV
O Ministério da Saúde do Japão decidiu fornecer vacinas gratuitas contra o câncer cervical para mulheres que perderam a chance de tomar as vacinas depois que o governo, em uma decisão já revertida, parou de promover ativamente a vacinação em 2013 após relatos de reações adversas.
As vacinas gratuitas contra o papilomavírus humano (HPV), que causa o câncer cervical, serão fornecidas a mulheres nascidas entre abril de 1997 e março de 2006, durante três anos a partir de abril próximo.
A medida segue a decisão do ministério de retomar em abril a promoção ativa do programa de vacinação gratuita voltado para meninas em idade escolar.
As vacinas contra o HPV são universalmente reconhecidas como seguras, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelecendo uma meta global para o período de 2020-2030 de 90% das meninas serem vacinadas até os 15 anos.
No entanto, muitas mulheres no Japão não receberam as vacinas porque não sabiam do sistema de vacinação gratuita para meninas de 11 a 16 anos, depois que o governo parou de enviar notificações após relatos de reações adversas.