Internacional

VACINAS em sprays nasais

A aplicação de imunidade contra a  COVID-19 diretamente no nariz, pode ajudar a vencer a pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que os ensaios clínicos estão em andamento para avaliar oito vacinas de spray nasal que têm como alvo o combate ao coronavírus.

Os esforços mais avançadso até agora são da Universidade Xiamen da China, a Universidade de Hong Kong e a Farmácia Biológica de Beijing Wantai que concluiram os testes de fase 2.

“Quando o vírus infecta alguém, geralmente entra pelo nariz”, disse a pesquisadora Nathalie Mielcarek, que está trabalhando com o Instituto Lille Pasteur para desenvolver uma vacina em spray nasal.

Um artigo publicado na Scientific American em março recomendou o desenvolvimento de vacinas em spray nasal porque elas têm um efeito imediato sobre o vírus no muco de uma pessoa infectada.

Lá, eles desencadeiam a produção de um anticorpo conhecido como imunoglobulina A, que pode bloquear a infecção.

“Esta resposta avassaladora, chamada imunidade esterilizante, reduz a chance de as pessoas transmitirem o vírus”, disse o artigo.

As vacinas atualmente disponíveis oferecem forte proteção contra as formas graves de COVID-19, mas são menos confiáveis ​​na prevenção da disseminação do vírus.

Estimular a imunidade diretamente no nariz “diminui o risco de infectar outras pessoas”, disse Mielcarek.

Um artigo publicado em março pela Gavi the Vaccine Alliance apontou outras vantagens, entre elas o fato de os sprays não precisarem de refrigeração e não precisam ser administrados por profissionais de saúde.

“As pessoas poderiam autoadministrá-los em casa”, diz o artigo, acrescentando que “provavelmente serão mais populares para milhões de pessoas que não gostam de agulhas”.

E em um estudo francês em ratos apresentado na semana passada, 100% das cobaias vacinadas com o spray sobreviveram à infecção por COVID-19, enquanto todos os não vacinados morreram.

Fonte: AFP     |     Foto: AFP
To Top