covid-19

VACINAS: Disponíveis para todos com menos de 65 anos no Japão

O lançamento da campanha de vacinação contra o coronavírus para pessoas com menos de 65 anos no Japão será realizado ao mesmo tempo que aqueles com doenças subjacentes para ajudar a acelerar o processo, disse o ministro da saúde neste domingo (30).

O Ministério da Saúde já havia instruído os municípios a começarem a enviar vales de vacinação a todos os elegíveis com menos de 65 anos a partir de meados de junho. Mas agora, mesmo aqueles sem condições médicas subjacentes poderão receber sua vacina ao receber o voucher no próximo mês.

Aqueles que se qualificam para receber vacinas prioritárias precisarão se reportar aos municípios de forma independente, pois o governo não tem dados disponíveis sobre quantas pessoas exatamente são elegíveis.

O programa de vacinação do Japão foi lançado em fevereiro para profissionais de saúde da linha de frente e expandido para aqueles com 65 anos ou mais em abril. O governo planejou vacinar aqueles com doenças subjacentes, aqueles que trabalham para asilos e, finalmente, o público em geral após terminar a vacinação dos idosos em 31 de julho.

Mas o governo está tentando acelerar o lançamento da campanha da vacina no país, que ficou atrás de outros países, com apenas 6% de sua população tendo recebido pelo menos uma dose. 

Taro Kono, ministro responsável pela vacinação do país, disse sábado em um programa pela internet que o governo deixará aos municípios a decisão sobre quem deve ser priorizado quando a vacinação dos idosos for concluída.

O ministro da Saúde, NorihisaTamura disse que deseja que os governos locais se preparem para administrar vacinas aos elegíveis com menos de 65 anos, priorizando aqueles com doenças subjacentes.

O governo central também está considerando administrar a vacina da empresa farmacêutica Moderna, que foi aprovada no Japão em maio, para acelerar ainda mais o lançamento, disse ele.

Centros de vacinação em grande escala estão sendo administrados por integrantes das Forças de Autodefesa começarão as operações a partir de segunda-feira, uma semana após a abertura, aumentando o número máximo de vacinações por dia para 10.000 em Tokyo e 5.000 em Osaka.

 

Fonte: Kyodo
To Top