covid-19

Vacinação para IDOSOS de todo o país em Tokyo e Osaka

O Japão agora permitirá que idosos de todo o país reservem vacinas contra o coronavírus em centros de vacinação em massa administrados pelo estado em Tokyo e Osaka, disse o governo nesta quinta-feira (10).

A mudança para expandir as áreas-alvo nas áreas de Tokyo e Kansai vem como parte dos esforços para acelerar a campanha de vacinação do país. 

O desenvolvimento ocorre depois que o primeiro-ministro Yoshihide Suga disse na quarta-feira que pretende terminar a vacinação da população do Japão até novembro.

Para preencher as vagas, o governo começará a aceitar pedidos de reserva por telefone também a partir das 7h de sábado (12), informou o Ministério da Defesa. Os locais administrados pelo pessoal das Forças de Autodefesa atualmente aceitam reservas de Tokyo, Osaka e prefeituras vizinhas.

Atualmente, os locais só aceitam reservas online por meio do site do ministério e do aplicativo de mensagens Line.

“A vacinação é uma medida decisiva contra as doenças infecciosas”, disse o secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato, o principal porta-voz do governo, em entrevista.

Quando questionado sobre como o sistema pode ser expandido em um momento em que Tokyo, Osaka e outras partes do país estão atualmente em estado de emergência e o público é orientado a se abster de viajar através das prefeituras, ele disse que “medidas antivírus adequadas irão ser tomados.”

No centro de Tokyo, cerca de 113.000 das 140.000 vagas de vacinação para a o período de segunda-feira (14) até 27 de junho estavam vazias na manhã desta quinta-feira, enquanto cerca de 48.000 das 70.000 vagas permaneceram abertas no centro de Osaka, de acordo com o ministério.

Os dois locais oferecem um máximo de 10.000 e 5.000 aplicações por dia, respectivamente.

As vagas nos dois centros de grande porte em 24 de maio foram inicialmente preenchidas rapidamente, mas o ritmo de reservas diminuiu recentemente.

O governo também vai considerar a possibilidade de funcionários da Agência Nacional de Polícia, da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres e da Guarda Costeira do Japão preencherem as vagas, disseram as fontes.

Atualmente, os idosos que vivem na capital e nas prefeituras vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa, bem como em Osaka e nas vizinhanças das prefeituras de Kyoto e Hyogo são elegíveis para vacinação nos centros.

O Japão pretende completar a vacinação daqueles com 65 anos ou mais, bem como daqueles que completam 65 anos neste ano fiscal, até o final de julho, mas o esforço de vacinação do país está muito aquém de outros países desenvolvidos, como Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Cerca de 4% da população de 125 milhões do Japão foi totalmente vacinada até quarta-feira.

 

Fonte: Kyodo
To Top