Japão

Uso do RECONHECIMENTO FACIAL para viagens mais rápidas

O aeroporto de Narita começou nesta terça-feira (13) o uso de reconhecimento facial para viajantes internacionais, sem a necessidade de mostrar passaportes ou passagens aéreas após o check-in.

O teste do “Face Express”, visa acelerar o processo de embarque e fornecer uma experiência sem contato com os passageiros e envolveu apenas funcionários do aeroporto e não viajantes reais, informou o Narita International Airport.

O sistema está programado para ser adotado em Narita, bem como no aeroporto de Haneda a partir de julho.

O passageiro que desejar utilizar o sistema Face Express terá suas fotos tiradas no check-in, no ato do cadastramento do passaporte e cartão de embarque.

O processamento biométrico da identificação fará com que os passageiros não precisem continuar retirando seus passaportes e passagens no depósito de bagagem, nos pontos de controle de segurança e nos portões de embarque com câmeras, garantindo uma viagem aérea tranquila.

Também levará à redução do contato físico entre viajantes, máquinas, aeroporto e tripulantes, ajudando a prevenir a disseminação do novo coronavírus durante a pandemia, disse a operadora do aeroporto.

Os dados do passageiro, incluindo imagens faciais, serão excluídos dentro de 24 horas após o registro para proteger a privacidade.

O Face Express do aeroporto de Narita será usado inicialmente pela All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL), expandindo gradualmente para outras companhias aéreas.

No aeroporto de Haneda, as companhias aéreas com rotas internacionais usarão o novo sistema.

 

Fonte: Kyodo News
To Top