Universidade perde cianeto suficiente para matar 250 pessoas
20/05/2024
Cianeto de potássio e cianeto de sódio, suficientes para matar até 250 pessoas, desapareceram da Universidade Metropolitana de Osaka. O desaparecimento das substâncias altamente tóxicas foi notado somente após quase um ano, segundo anunciou a universidade recentemente.
Os 25 gramas de cada produto químico sumiram do laboratório da Escola de Pós-Graduação em Engenharia no Campus Sugimoto. A universidade acredita que os cianetos possam ter sido descartados acidentalmente ou roubados e está investigando com a Polícia da Província de Osaka.
As substâncias estavam armazenadas em frascos pequenos num armário trancado, sendo vistas pela última vez em 28 de junho de 2023. O desaparecimento foi detectado entre 30 de abril e 2 de maio durante uma inspeção de estoques. A prioridade inicial foi buscar os químicos, e a polícia só foi notificada em 15 de maio.
A chave do armário estava acessível a 22 professores e alunos, que registravam nome, data e horário ao abrir a caixa contendo a chave. Todos afirmaram desconhecer o paradeiro dos produtos. Registros indicam que os cianetos não eram usados desde 2010.