Internacional

UNIV. DE TOKYO entre os 10 melhores em pesquisas

A Universidade de Tokyo ficou em oitavo lugar em pesquisas de ciências naturais de alta qualidade em 2020, retornando ao top 10 depois de cair para 11º no ano anterior, de acordo com uma pesquisa da editora Springer Nature Group.

Na lista de 500 instituições globais lideradas pela Academia Chinesa de Ciências, cinco outras universidades japonesas e um instituto de pesquisa científica estão entre as 100 melhores.

Embora os pesquisadores tenham tido que lidar com fechamentos de laboratórios e interrupções em experimentos em meio à pandemia de coronavírus, uma onda de artigos relacionados ao Covid-19 contribuiu para um aumento geral na produção de pesquisa em 2020, disse o grupo de publicação acadêmica germano-britânica.

A Universidade de Kyoto e a Universidade de Osaka ficaram em 37º e 65º lugar, respectivamente, na última pesquisa com base nas contribuições das instituições para artigos de pesquisa publicados em 82 periódicos de ciências naturais escolhidos por um grupo independente de pesquisadores.

Entre outras instituições asiáticas de alto nível estão a Universidade de Ciência e Tecnologia da China em 11º lugar e a Universidade Nacional de Cingapura em 29º.

No ranking das instituições que alcançaram aumentos significativos na produção de pesquisa no período de 2019-2020, apelidado de “estrelas em ascensão”, o instituto de pesquisa patrocinado pelo estado Riken do Japão garantiu o sétimo lugar, enquanto a Universidade de Nagoya ficou em 10º.

O Japão foi o quinto país líder em produção de pesquisa, atrás dos Estados Unidos, China, Alemanha e Grã-Bretanha.

 

Fonte: Kyodo

To Top