Japão

Um bom atendimento odontológico diminui a taxa de infecção

Residentes da província de Yamanashi que fizeram check-ups odontológicos tiveram uma taxa menor de infecção por coronavírus do que aqueles que não fizeram, de acordo com os resultados de um estudo local.

De acordo com a prefeitura, a higiene bucal adequada tem um impacto geralmente positivo na prevenção de infecções virais. Para investigar a relação causal entre os casos de COVID-19 e os cuidados bucais, a prefeitura realizou exames odontológicos gratuitos de 20 de abril a 20 de junho de 2022.

Recebeu relatórios de aproximadamente 400 clínicas odontológicas da prefeitura, incluindo os nomes e idades de todos os pacientes com 18 anos e idosos, num total de 10.273 pessoas.

O número de casos de coronavírus entre todos os residentes durante o período do relatório (26 de junho a 25 de setembro de 2022) foi de 60.970 – uma taxa de infecção de 7,5%, enquanto o número de pessoas infectadas entre os examinados nos exames gratuitos foi de 534 – uma taxa de infecção de 5,2%.

De acordo com a prefeitura, seu estudo sobre o coronavírus foi baseado nas descobertas de um artigo do Journal of the Japanese Dental Association de 2006, mostrando que o cuidado bucal adequado reduziu o risco de contrair gripe em 90%. O jornal explica que uma enzima produzida pela bactéria da doença periodontal torna mais fácil para o vírus invadir os tecidos do corpo.

Com base no resultado, o ideal é que as pessoas possam cuidar da saúde bucal diariamente, realizar programas educativos e de consulta de higiene bucal.

 

Fonte: Mainichi
To Top