Meteorologia

Tufão 15 atinge centro do Japão e mata dois

O Tufão 15 atingiu a região central do Japão no sábado (24) com chuvas torrenciais e ventos fortes, matando duas pessoas e deixando dezenas de milhares de famílias sem energia.

A cidade de Shizuoka, foi especialmente atingida, registrando um recorde de 417 mm de precipitação desde que a chuva começou na quinta-feira, disse a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Os ventos no centro do Tufão 15 sopravam a cerca de 65 km/h, com rajadas de pico de cerca de 90 km/h, informou a agência de notícias Kyodo.

Um homem de 40 anos foi morto em um deslizamento de terra e um homem de 29 anos foi encontrado morto depois que seu carro caiu em um reservatório.

A energia também foi cortada para cerca de 120.000 residências, informou a fornecedora Chubu Electric Power Grid, acrescentando que um deslizamento de terra derrubou duas torres de eletricidade.

“Pedimos desculpas pela inconveniência causada por esta falta de energia. A interrupção está sendo prolongada devido a deslizamentos de terra, entre outros fatores, mas estamos fazendo todo o possível para corrigi-lo o mais rápido possível”, disse a empresa no Twitter.

Na tarde de sábado, a energia havia retornado à maioria das residências, embora cerca de 2.800 ainda estivessem sem energia. A Chubu Electric estimou que levaria alguns meses para que as torres fossem restauradas.

A JR reiniciou alguns de seus serviços de trem-bala, que haviam sido suspensos a partir da noite de sexta-feira por causa da chuva.

Embora a JMA tenha rebaixado o tufão para um ciclone extratropical na manhã de sábado, ela previu mais chuvas torrenciais em Shizuoka e pediu cautela para deslizamentos de terra e inundações.

A cidade de Yokohama, em Kanagawa, também emitiu um aviso de evacuação por volta do meio-dia de sábado para cerca de 3.000 moradores.

Fonte: Reuters     |     Foto: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top