Japão

TREM-BALA: Nova tecnologia acelera limpeza

As equipes que limpam cada um dos cerca de 117 shinkansen da linha Tokaido que chegam à estação de Tokyo todos os dias, são famosas por sua velocidade e eficiência.

Uma equipe de 44 pessoas leva apenas 10 minutos para limpar e inspecionar cada trem de 16 vagões e 1.300 assentos. E agora, uma nova tecnologia pode torná-los ainda mais rápidos.

Um “dispositivo de detecção de assento molhado” aproveitando a inteligência artificial se juntou às tripulações para ajudá-los a inspecionar todos esses assentos.

Verificar se os assentos estão molhados é especialmente demorado e trabalhoso. Em média, cerca de dois dos 1.300 assentos de qualquer trem que chega estão úmidos.

O novo “dispositivo de detecção de assento molhado” estreou dia 1º de dezembro de 2021, após dois anos de desenvolvimento. É uma haste que pode ser estendida até 90 centímetros, com uma câmera termográfica na ponta e um smartphone conectado ao cabo. Quando os trabalhadores tiram uma foto dos assentos com a câmera, as partes molhadas aparecem em cor vermelha no smartphone, que aciona um alarme. Tudo isso permite que os limpadores fiquem confortavelmente em pé enquanto verificam dois ou três assentos de cada vez.

As equipes de limpeza reduziram gradualmente o tempo necessário para verificar e limpar os trens.

Encurtar o trabalho também permitiu que a JR Central operasse mais trens dentro e fora da Estação de Tokyo. Quando o procedimento de limpeza passou de 15 para 12 minutos e depois para 10, a empresa aumentou o número máximo de trens-bala “Nozomi” por hora de 8 para 10 e depois para 12.

A JR Central espera que o novo dispositivo leve a economia de tempo ainda maior.

FONTE: THE MAINICHI     /     FOTO: CENTRAL JAPAN RAILWAY 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top