Japão

Treinadores de futebol de escola são suspensos em Gunma

25/03/2024

Dois professores que também são treinadores do time de futebol de uma escola secundária no Japão foram suspensos após serem acusados de fazer comentários discriminatórios e abusivos a um aluno, revelou uma fonte próxima ao assunto ao Mainichi Shimbun, na sexta-feira (22).

A Escola Secundária Kiryu Daiichi, localizada em Kiryu, província de Gunma, aplicou a suspensão voluntária aos treinadores em dezembro de 2023.

Segundo a escola e outras fontes, um dos treinadores fez comentários discriminatórios quando um aluno de ascendência peruana se atrasou para atividades do clube, como perguntar: “Os peruanos sabem pedir desculpas, não é?”.

O outro treinador, no outono de 2023, enquanto orientava o mesmo aluno sobre atitude, proferiu frases como: “Você acabará sendo um assassino em potencial” e supostamente fez gestos simulando um ataque com faca ao peito de um membro da equipe. Este não é o primeiro incidente envolvendo um dos treinadores, que já havia sido disciplinado anteriormente por comportamento inadequado.

O incidente veio à tona após queixas dos pais, levando a escola a conduzir uma pesquisa com os cerca de 100 membros do time de futebol em dezembro de 2023. Após entrevistas com os treinadores e outras pessoas, ambos admitiram a inadequação de seus comportamentos. A escola realizou reuniões de esclarecimento para pais e alunos, além de emitir um pedido de desculpas. O capitão do time de futebol e o supervisor foram suspensos voluntariamente por tempo indeterminado da orientação, enquanto os dois treinadores também receberam suspensões voluntárias.

A vítima se formou no ensino médio nesta primavera, mas expressou preocupação: “Se o mesmo estilo de treinamento continuar, meus colegas mais novos irão começar a odiar o futebol. Quero que a escola mude”.

Para evitar futuras ocorrências, a escola providenciou treinamento para cerca de 10 treinadores de futebol e continua monitorando as atividades da equipe. O diretor Katsuyuki Ajito declarou: “Vamos revisar o sistema de treinamento do time de futebol com foco no bem-estar dos alunos”.

 

Fonte: Mainichi 
To Top