Japão

Tratamento dado a estrangeiros pela polícia

A Ordem dos Advogados de Tokyo vai começar a investigar as circunstâncias em que estrangeiros foram detidos e interrogados pela polícia japonesa após alegações de discriminação racial, informou um advogado pertencente ao grupo nesta segunda-feira(13).

“Temos boas razões para acreditar que os policiais frequentemente traçam o perfil racial de pessoas de origem estrangeira”, disse Junko Hayashi no Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão. “Precisamos de dados mais sólidos sobre esse assunto.” A pesquisa começará em 11 de janeiro.

No início deste mês, a embaixada dos Estados Unidos em Tokyo disse em sua conta oficial no Twitter que havia recebido relatórios de “suspeitas de incidentes de discriminação racial” com vários estrangeiros “detidos, questionados e revistados” pela polícia.

Questionado sobre a mensagem, o secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, disse em uma entrevista coletiva no dia 6 de dezembro que a polícia japonesa aborda pessoas suspeitas de acordo com a lei, e que o interrogatório não é realizado com base na raça ou nacionalidade.

Hayashi disse que a associação decidiu agir, já que “o secretário-chefe do Gabinete não parece disposto a investigar”.

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: KYODO
To Top