Japão

Trabalhadores estrangeiros QUALIFICADOS

O Japão está considerando deixar mais trabalhadores estrangeiros qualificados em empregos específicos, o que lhes permitirá permanecer no país indefinidamente, disse o ministro da Justiça, Yoshihisa Furukawa.

A mudança visa abordar uma grave escassez de mão de obra no Japão, diante de uma população que envelhece rapidamente e da taxa de natalidade em declínio.

Se concretizada, a nova política vai melhorar as condições das pessoas com status de residente denominada Trabalhador Qualificado Especificado nº 1, introduzida em abril de 2019, que concede direitos trabalhistas em 14 ramos da indústria, como construção, agricultura e assistência de enfermagem.

Atualmente, desses 14 setores, apenas aqueles com habilidades proficientes nos setores de construção, construção naval e maquinário naval podem estender sua permanência para além de cinco anos, ganhando o status de Trabalhador Qualificado Especificado nº 2.

De acordo com a nova política, o governo pretende expandir o privilégio para 11 outras áreas, incluindo agricultura e serviços de alimentação.

Os detentores do status de trabalhador qualificado nº 2 também podem trazer membros da família e, se atenderem a certas condições, como permanecer no Japão por 10 anos, também poderão obter o status de residente permanente.

Outros trabalhadores qualificados especificados podem permanecer no Japão por até cinco anos no total.

Quanto aos trabalhadores da assistência de enfermagem, que possuem um status de residência diferente, o governo continuará a discutir se os trabalhadores da assistência podem se enquadrar na nova política.

Fonte: Kyodo via Mainichi     |     Foto: Reuters

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top