Japão

Trabalhadores estrangeiros qualificados em busca de salários mais altos

As empresas nas regiões mais afastadas estão lutando para conter o fluxo de trabalhadores estrangeiros qualificados para os centros urbanos, já que um novo sistema de visto introduzido em 2019 permitiu que eles mudassem de emprego e trabalhassem em qualquer lugar.

Esses empregadores não podem arcar com as escalas salariais oferecidas em lugares como Tokyo.

O programa de estágio técnico estrangeiro começou no Japão em 1993 para ajudar pessoas de países em desenvolvimento a adquirir habilidades que poderiam usar após retornarem a seus países de origem.

Mas o programa tem sido usado por algumas empresas que enfrentam escassez de mão de obra como forma de garantir mão de obra barata para tarefas braçais ou perigosas.

Os estagiários podem trabalhar no Japão por até cinco anos. Mas eles não têm liberdade para mudar de local de trabalho, em princípio, e não podem trazer suas famílias com eles para o Japão.

O sistema de visto de trabalho de habilidades especificadas foi introduzido em abril de 2019 para aceitar trabalhadores estrangeiros de maneira mais prática. Por exemplo, eles podem mudar de emprego com este visto.

Se os estagiários técnicos puderem ganhar três anos de experiência em um campo, eles podem se qualificar para o visto de qualificação especificado sem ter que fazer exames de idiomas e técnicos.

Uma pesquisa realizada pelo governo da província de Kagoshima mostrou que 597 ex-estagiários técnicos haviam saído da província até o final de abril depois de se tornarem elegíveis para o visto qualificado especificado ou outras qualificações.

Espera-se que o programa de estágio técnico sofra revisões drásticas.

Em outubro, a assembléia da prefeitura de Kagoshima recebeu uma petição de uma associação industrial relacionada pedindo a continuação do programa. A associação também pediu que o governo central preste muita atenção tanto aos estagiários técnicos quanto aos seus empregadores.

 

Fonte: Asahi Shimbun     /     Foto: Takuya Asakura
To Top