Japão

Toyota: Fraude de relatórios

Descobriu-se que a Toyota Industries Corp., fabricante líder mundial de empilhadeiras, falsificou resultados de testes de peças, forçando a interrupção de algumas remessas de empilhadeiras.

A fabricação marca o segundo membro do grupo Toyota Motor Corp. a se envolver em um escândalo de relatórios de dados desde 2022. 

Funcionários da Toyota Industries admitiram em 17 de março que os resultados dos testes de emissões em motores a gasolina e diesel foram falsificados.

A empresa suspendeu os embarques domésticos de três modelos de empilhadeiras que utilizam os motores em questão.

Em uma entrevista coletiva em 17 de março, o presidente da empresa, Akira Onishi, pediu desculpas e disse que a causa da falsificação foi “conhecimento e experiência insuficientes sobre regulamentações legais”. Mas ele disse que se absterá de especular sobre o motivo até que uma investigação especial interna seja concluída.

Onishi e Tetsuro Toyoda, o presidente da empresa, assumirão a responsabilidade e devolverão seis meses de remuneração.

Durante o teste, em vez da medição real dos elementos de emissão, um valor estimado foi usado como resultado em alguns casos. Em outros, as peças do motor foram trocadas durante o teste.

Os dois motores diesel testados, de fato, emitiram um elemento que ultrapassou os padrões legais devido à degradação do motor.

A Toyota divulgou um comunicado na sexta-feira (17) se desculpando pelo último incidente e prometeu apoiar os esforços a serem feitos pelas Indústrias Toyota.

Fonte: Asahi   /   Foto: Takeshi Narabe
To Top