Toyota e Mazda suspendem produção
5/06/2024
Duas das cinco empresas japonesas envolvidas em um escândalo de testes de segurança veicular anunciaram a suspensão da produção dos modelos afetados.
A Toyota interromperá a fabricação do Corolla Fielder e de outros dois modelos nas fábricas de Miyagi e Iwate a partir de quinta-feira (6). A empresa vendeu cerca de 120 mil unidades desses modelos no Japão no último ano fiscal.
A Mazda também suspenderá a produção do Roadster RF e de outro veículo em Hiroshima e Yamaguchi, com vendas de aproximadamente 18 mil unidades no último ano fiscal.
Além disso, a Yamaha foi flagrada realizando testes de ruído inadequados em três tipos de motocicletas e suspendeu as remessas do modelo YZF-R1.
As preocupações crescem sobre o impacto desses escândalos nas economias locais e nos parceiros comerciais. No final do ano passado, a subsidiária da Toyota, Daihatsu, interrompeu a produção devido a um escândalo de segurança, prejudicando milhares de fornecedores e contribuindo para a queda do crescimento econômico do Japão pela primeira vez em dois trimestres.