Notícias

TONGA: Devastado e Isolado

Começam a chegar imagens e relatos de Tonga, depois da erupção gigante subamarina ocorrida no último dia 15 de Janeiro. A força da erupção teria cortado cabos de fibra ótica interropendo a internet. Cinzas cobriram as pistas do aeroporto, impedindo a chegada de socorristas junto com água e suprimentos.
Também há informações de que a altura do tsunami chegou a 15 metros em algumas áreas.
A Nova Zelândia e a Austrália sobrevoaram em aeronaves militares para entender a situação dos danos. O que se viu lá foi um mundo coberto de cinzas vulcânicas sobre prédios, árvores e o mar por toda parte.
O presidente do Parlamento de Tonga, Fakafanua: “A remoção de cinzas vulcânicas é necessária para receber apoio de cada país. 200 voluntários estão trabalhando para pousar um avião de transporte carregado com suprimentos de emergência na quinta ou sexta-feira”.
Embora a extensão total dos danos ainda seja desconhecida, três pessoas foram confirmadas mortas até agora.

Uma delas é uma britânica, Angela Grover (50). Dizem que ela se mudou com o marido há sete anos e dirigiu uma organização para proteger cães órfãos. O tsunami teria pegado-a quando voltou para casa para ajudar um cachorro.
Em Tonga, as pessoas vivem em 45 ilhas. A situação em ilhas remotas com menos acesso é ainda mais grave.
Uma agência da ONU anunciou que recebeu um sinal de resgate de uma ilha remota com 69 habitantes, a cerca de 100 quilômetros da ilha principal de Tongatapu.
O tsunami não foi a única causa da erupção. Os níveis de dióxido de enxofre estão aumentando, e as autoridades de Vanuatu e Fiji alertaram que “pode ​​ocorrer chuva ácida”.
Hiroshi Taniguchi (50), que dirige uma escola de idiomas há 18 anos em Fiji, afirma:
“Se você estacionar seu carro do lado de fora, ele enferruja (chuva ácida), então decidi estacioná-lo na garagem da minha casa. Por hora, não senti nada (influência) ainda.”
Fonte: ANN News

To Top